O Carnaval é uma época de festa, com blocos de rua que atraem milhares de pessoas todos os anos. No entanto, para quem não tem o hábito de praticar atividades físicas regularmente, o intenso movimento de dançar e caminhar por longas horas pode resultar em cansaço excessivo e até lesões. Por isso, é importante adotar algumas práticas simples para garantir uma folia segura e sem danos ao corpo, especialmente para aqueles que estão fora de forma ou não têm uma rotina de exercícios.
Segundo o educador físico Theo Abdalla, sócio da Plur Movimento, pessoas sedentárias estão mais suscetíveis a lesões como entorses de tornozelo ou fraturas, principalmente ao pisar em terrenos irregulares, e também podem se cansar mais rápido, dificultando a continuidade da festa.
Para evitar esses problemas, Theo sugere algumas ações preventivas simples. “Fazer rotações com o quadril pode ajudar a reduzir tensões e melhorar a caminhada. Para prevenir entorses de tornozelo, basta realizar cinco giros para cada lado, com a ponta de um pé atrás do calcanhar do outro. Alongar e mobilizar a panturrilha e o tornozelo melhora a circulação e pode prevenir câimbras. Movimentos para soltar a coluna também são essenciais, evitando dores na lombar após horas de dança”, explica.
O profissional recomenda ainda elevar as pernas antes de dormir para ajudar a drenar o inchaço e reduzir a sensação de peso nas pernas. Uma dica adicional é passar uma garrafa congelada na panturrilha, o que pode aliviar o desconforto e acelerar a recuperação muscular.