Após 10 dias sem vacina contra a Covid-19, Goiânia recebe 6 mil doses da vacina Spikevax fabricada pela Moderna. As doses de reposição chegam para suprir o estoque que estava zerado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os imunizantes serão distribuídos para as unidades conforme rota de cada Distrito Sanitário e devem estar disponíveis em todos os locais até a próxima sexta-feira (1/11)
A Spikevax é uma vacina monovalente que protege contra a variante XBB 1.5, que faz parte das variantes atualmente circulantes do SARS-CoV-2, o vírus causador da Covid-19. A nova vacina está destinada à imunização de grupos prioritários, compostos por crianças de seis meses a cinco anos incompletos (calendário vacinal), pessoas com 60 anos ou mais, indivíduos imunocomprometidos a partir de cinco anos, além de indígenas, quilombolas e ribeirinhos.
Também são considerados prioritários trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência, residentes em instituições de longa permanência, portadores de comorbidades, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
“Mesmo o fim da pandemia tendo sido declarado há mais de dois anos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação continua sendo a forma mais eficaz para proteger os grupos mais vulneráveis”, destaca a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS de Goiânia, Marília de Castro.
Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias
Esquema vacinal: duas doses
Intervalos:
1ª dose: Monovalente XBB, Moderna
2ª dose: após 4 semanas da 1º dose
Imunocomprometidos a partir de 6 meses de idade
Esquema vacinal: três doses
Intervalos:
1ª dose: Monovalente XBB, Moderna
2ª dose: após 4 semanas da 1ª dose
3ª dose: após 8 semanas da 2ª dose
Após completar o esquema, deve-se administrar anualmente duas doses, com intervalo mínimo de seis meses.