Deixar o cabelo crescer parece uma tarefa simples, mas pra muita gente não é. O cabelo humano costuma crescer cerca de um centímetro por mês, mas isso pode variar muito dependendo da genética da pessoa, do estilo de vida, dos cuidados com os fios e até da estação do ano.
É consenso entre especialistas que criar o hábito de massagear o couro cabeludo estimula a circulação do sangue e, consequentemente, o crescimento do cabelo. Uma dica é fazer a massagem durante a lavagem do cabelo ou antes de dormir. Existem até massageadores baratinhos, específicos para isso.
É muito importante também que os cabelos sejam hidratados e nutridos, para garantir um crescimento saudável. Caso contrário, as pontas do cabelo podem quebrar e afinar, conforme for crescendo. Por isso, é necessário manter uma rotina de cronograma capilar para garantir que não faltem as vitaminas e minerais necessários para o cabelo. A nutrição pode ser feita também com umectação com óleo de coco, de rícino, que são ótimos para o crescimento e melhoram e muito a aparência dos fios.
Diferentemente do que muita gente acredita, é muito mais saudável para os cabelos que eles fiquem soltos em vez de preso, principalmente se estiverem molhados. E quando precisar prendê-los, o recomendado é deixar um pouco frouxo. Dessa forma, o risco deles quebrarem é menor.
Como tudo na vida, a alimentação afeta o crescimento capilar. Quem ingere comida processada e gordurosa excessivamente, acaba não tendo a mesma quantidade de minerais e vitaminas que um pessoa que consume proteínas, verduras, legumes e mais alimentos naturais.
Ainda, quem usa chapinha, secador, babyliss ou qualquer outra fonte de calor precisa estar atento a proteção dos fios, já que o excesso de uso desses objetos prejudica a saúde dos cabelos também.