O abacate é um fruto comestível do abacateiro, nativo do México e de outros países da América do Sul. Além de ser rico em nutrientes, ele é muito versátil, podendo ser adicionado em inúmeras receitas, tanto doces quanto salgadas.
A fruta é rica em gorduras, porém saudáveis, como as monoinsaturadas e poli-insaturadas, que possuem ação antioxidante, ajudando a diminuir o colesterol e a pressão arterial, cuidando da saúde do coração.
A ideia de que o abacate engorda é um mito. Ao menos não “sozinho”. A quantidade de calorias pode aumentar dependendo do ingrediente adicionado, como o açúcar. Mas, inserida em alimentação equilibrada e sem exageros, o alimento não representa danos à saúde.
As vitaminas encontradas na fruta são as K, E, C, do complexo B, como B5, B6 e folato, que favorecem o sistema imunológico, pele, olhos e metabolismo energético. A fruta verdinha também contém potássio, magnésio e ferro, essencial para a pressão arterial.
Outra super vantagem do abacate é sua riqueza em fibras que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e a regular a absorção de açúcares a nível intestinal.
Até alguns anos atrás, os brasileiros consumiam a fruta primordialmente em sua versão doce, como vitaminas. No entanto, com a popularização do guacamole, um prato mexicano, cada vez mais a fruta é consumida na versão salgada. O guacamole é uma pastinha que leva tomate, cebola, coentro, azeite, sal, limão e pimenta.