O prefeito de Ourinhos, no interior de São Paulo, Guilherme Gonçalves (Podemos), anunciou o cancelamento do Carnaval deste ano para priorizar investimentos na saúde pública. A decisão foi tomada menos de uma semana após a divulgação da programação oficial da festa, que teria shows gratuitos de artistas locais e do grupo Revelação. Os recursos que seriam destinados ao evento serão realocados para a compra de equipamentos de raio-x, realização de 150 cirurgias eletivas e ampliação da farmácia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o político defendeu a decisão. “A gente está aqui para servir e não para ser servido”, afirmou.
Guilherme, que já trabalhou como catador de lixo antes de entrar para a política, também destacou que a saúde deve ser prioridade. “Sei que tem muita gente que gosta de festa, mas só faremos festa depois que a saúde estiver OK”, declarou.
O prefeito de Ourinhos anunciou ainda que a prefeitura da cidade repassou R$ 500 mil à Santa Casa para a realização das cirurgias eletivas. “Tem 5 mil pessoas na fila, mas esse já é um passo importante para regularizar a situação”, disse.
A prefeitura informou que, além do Carnaval, outras festas tradicionais da cidade poderão ser suspensas caso a situação financeira exija.
Guilherme Gonçalves se tornou o primeiro catador de lixo a ser eleito prefeito no Brasil. Em 2020, foi eleito vereador e, em 2022, concorreu a deputado estadual, ficando como suplente. Em 2024, conquistou a prefeitura de Ourinhos com 27.721 votos, representando 49,83% dos votos válidos.
A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu, parabenizou Guilherme pela conquista e destacou sua trajetória de superação. “Ele é a prova viva de que, com coragem, humildade e trabalho árduo, é possível transformar realidades e alcançar grandes feitos”, afirmou.