O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), embarca neste sábado (8) para sua primeira viagem institucional à Índia, onde busca estreitar relações com cerca de 10 empresas sediadas no país asiático. A missão comercial ocorre de 10 a 21 de fevereiro e tem como objetivo atrair investimentos e fortalecer parcerias entre os países.
Uma das principais apostas para atrair investimentos será o programa Invest Goiás, um conjunto de encontros, apresentações e painéis de discussão para divulgar as potencialidades econômicas do estado. “A Missão Índia nos dará uma oportunidade única de ampliar negócios, apresentar nossas potencialidades e formar PPPs (Parcerias Público-Privadas) e outros tipos de parcerias”, destacou o presidente da Goiás Parcerias, Diego Soares.
O roteiro da missão inclui visitas a três grandes conglomerados empresariais de Mumbai: Tata Group, maior grupo privado da Índia com atuação em diversos setores; Mahindra Group (M&M), que mantém parcerias com Renault e Nissan; e JSW Group, multinacional indiana com negócios em aço, energia, infraestrutura, cimento e setor automotivo.
Além das reuniões empresariais, a comitiva se encontrará com o ministro indiano das Relações Exteriores, Subrahmanyam Jaishankar, e realizará visitas institucionais. “Estamos indo à Índia para conhecer o sistema político e o planejamento futuro do país, que certamente irão colaborar com a nossa estratégia de crescimento de longo prazo para o Estado de Goiás”, afirmou Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de Governo.
A Câmara de Comércio e Indústria Indo-Brasileira (CCIIB) auxilia nas negociações e no fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e Índia. “A Índia vê o Brasil como porta de entrada para a América Latina e busca expandir investimentos em setores estratégicos, como agronegócio, energia renovável, infraestrutura, tecnologia e indústria farmacêutica – áreas em que Goiás se destaca”, enfatizou o CEO Paulo Azevedo.
Na agenda do governador Ronaldo Caiado, está prevista participação no India Energy Week, onde discursará em um painel de lideranças. Ele também visitará as Confederações Indianas da Indústria e da Indústria Farmacêutica, a feira de indústria têxtil Bharat Tex, o Kokilaben Dhirubhai Ambani Hospital e a empresa Aditya Birla Industries, que atua nos setores farmacêutico, de mineração, têxtil e celulose.
O governo goiano também busca uma parceria entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) indiano, além de uma cooperação com um instituto de pesquisas local. Empresários goianos que integram a comitiva com recursos próprios também realizarão reuniões com empresas indianas. O cronograma pode sofrer ajustes conforme as tratativas avançam.