62 99371-8118

NO AR

Adoração Total

radiogospelsemeai.com.br

Política

Sob pressão do STF, Moraes deve encerrar inquéritos polêmicos

Ministros avaliam que finalizar apurações das fake news e milícias digitais ajudará a reduzir a exposição da Corte

Publicada em 22/08/24 às 13:31h - 149 visualizações

por Thamirys Andrade - Pleno.news


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Plenário do STF Foto: Antonio Augusto/SCO/STF  (Foto: )

Embora publicamente os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) tenham defendido a atuação de Alexandre de Moraes ante às revelações feitas pela Folha de S.Paulo, a situação elevou a pressão interna para que o magistrado encerre os inquéritos controversos (fake news e milícias digitais) tão logo quanto possível.

Segundo informações do Poder360, a percepção já vinha sendo ventilada há um tempo no STF, entretanto, os recentes acontecimentos aumentaram a urgência de diminuir a exposição da Corte, que atualmente vive uma crise de reputação.

Além disso, há receio sobre como o próximo presidente do Senado, que assumirá o cargo em 2025, vai agir diante dos 59 pedidos de impeachment – 23 deles contra Moraes. Também há o temor de que manter os inquéritos em aberto possa influenciar nas eleições para o Senado de 2026, quando os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pretendem eleger o máximo de representantes possíveis para conseguir destituir alguns ministros.

O inquérito das fake news foi aberto em 2019, por iniciativa do até então presidente do STF, Dias Toffoli. À época, ele mesmo escolheu Moraes como relator, em vez de sortear um ministro, como de praxe. Já o inquérito das milícias digitais foi instaurado no ano seguinte, em 2020, ficando também sob a relatoria de Moraes.

Parte da Corte reconhece que cinco anos para um inquérito é tempo excessivo e ajuda a prolongar o mal-estar que eles causam no mundo político, empresarial e até do Direito. Para parte dos profissionais dessas áreas de influência, as apurações se transformaram em “inquéritos ônibus”, nos quais aumenta-se o escopo para poder inserir qualquer tema, sem critérios concretos.

Moraes, por sua vez, tem reagido à pressão sinalizando que pretende encerrar os inquéritos em breve. Segundo informações da colunista, Luísa Martins, da CNN, a previsão é de que, até dezembro deste ano, eles sejam concluídos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

6299371-8118

Visitas: 1458691
Usuários Online: 220
Copyright (c) 2024 - Rádio Gospel Semeai - Direção Joanito Alves - Rádio Gospel Semeai
Converse conosco pelo Whatsapp!