(Folhapress) O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (4) a investidores que suas políticas nunca mudarão, em meio à queda nos mercados de ações globais pelo segundo dia após o anúncio de seu plano tarifário e as medidas de retaliação da China.
Ele também afirmou que os chineses erraram e entraram “em pânico” ao anunciar a cobrança de 34% sobre os produtos fabricados nos EUA.
“Para os muitos investidores que estão vindo para os Estados Unidos e investindo grandes quantias de dinheiro, minhas políticas nunca mudarão. Este é um ótimo momento para ficar rico, mais rico do que nunca!!!”, escreveu ele em letras maiúsculas em uma publicação em sua plataforma de mídia social Truth Social.
Na quarta-feira (2), Trump anunciou tarifas de importação para todos os países do mundo, que variam entre 10% e 50%. Como resposta, China e Canadá já anunciaram taxas de retaliação aos produtos fabricados nos EUA.
O governo chinês anunciou que imporá tarifas adicionais de 34% sobre importações dos EUA em retaliação às tarifas do mesmo valor anunciadas por Trump. O Ministério do Comércio disse que a tarifa será imposta a todos os bens importados originários dos EUA a partir de 10 de abril.
As taxas sobre exportações chinesas devem subir para mais de 60% depois que o presidente dos EUA anunciou tarifas “recíprocas” de 34% que se somam às tarifas existentes.
Pequim denunciou as novas tarifas dos EUA como “uma típica ação de intimidação unilateral” que “não está em conformidade com as regras do comércio internacional e prejudica seriamente os direitos e interesses legítimos da China”. O governo também entrou com consulta na OMC (Organização Mundial de Comércio) para contestar a medida norte-americana.
Após a retaliação chinesa, Trump afirmou que a China “jogou errado” em sua rede social. “A China jogou errado, entrou em pânico —a única coisa que não pode se dar ao luxo de fazer!”, escreveu o presidente dos EUA.
As Bolsas pelo mundo estão em queda nos últimos dois dias. Nesta sexta, a Bolsa de Tóquio caiu 2,75%, desabando mais de 9% na semana, a pior performance desde março de 2020. O índice Stoxx 600, referência da Europa, despencou 4,4% nas negociações do final da manhã em Londres, enquanto o FTSE 100 caiu 2,6%. O Dax da Alemanha recuou 4,8%.