Os Estados Unidos acreditam que o complexo que a China está construindo servirá de centro de comando de guerra e será muito maior que o Pentágono. O jornal Financial Times conseguiu imagens de satélite do local.
Os “buracos profundos” visualizados na área são, de acordo com os especialistas militares ouvidos pelo Financial Times, grandes bunkers reforçados para proteger os líderes militares chineses durante um eventual conflito, inclusive, em caso de guerra nuclear.
Antigos e atuais funcionários do governo americano disseram que a inteligência dos EUA estava monitorando de perto o local, que seria “o maior centro de comando militar do mundo”, pelo menos dez vezes o tamanho do Pentágono.
A construção principal teria começado em meados de 2024. O jornal aponta que a construção acontece quando o Exército de Libertação Popular desenvolve novas armas e projetos perto do centenário da força em 2027. A inteligência dos EUA disse que o presidente Xi Jinping ordenou que o ELP desenvolvesse a capacidade de atacar Taiwan até lá. As informações são do jornal O Globo.