O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump planeja uma ação contra a imigração ilegal um dia após tomar posse. De acordo com o The Wall Street Journal, cerca 200 militares serão enviados a Chicago para para combater esse tipo de deslocamento.
A ação, que ocorrerá na terça-feira (21), será feita por meio do US Immigration and Customs Enforcement, uma agência federal responsável pelas leis de imigração. A iniciativa é apontada como a primeira medida do republicano na campanha de deportação em massa. Trump prometeu deportar todas as pessoas que vivem no país de maneira ilegal.
Ainda segundo o veículo, em Chicago, a ação vai mirar em imigrantes com antecedentes criminais e toda a operação deverá durar uma semana. Outras medidas relacionadas ao tema devem ser tomadas ainda nas primeiras semanas de Trump no poder.
O republicano também deverá endurecer as regras para as pessoas que desejam ter a cidadania estadunidense. Entre as leis que ele pretende mudar está a de cidadania por direito de nascença. Atualmente, a Constituição do país concede a cidadania a qualquer um que nasça nos Estados Unidos. A brecha na lei faz com que muitos casais, dos mais diversos países, viagem para o país apenas para ter filho.