O Instagram desativará todos os filtros de realidade aumentada (RA) para Stories desenvolvidos por terceiros nesta terça-feira (14). A decisão, anunciada em 27 de agosto de 2024, faz parte de uma estratégia da Meta, que também encerrará a plataforma Meta Spark.
“Após uma avaliação completa, tomamos a decisão de encerrar a plataforma de ferramentas e conteúdo de terceiros do Meta Spark. Isso significa que os efeitos de Realidade Aumentada (RA) criados por terceiros – incluindo marcas e nossa comunidade mais ampla de criadores de RA – não estarão mais disponíveis a partir desta data”, disse a Meta em comunicado.
A remoção dos filtros afetará criadores de conteúdo e empresas que utilizavam os efeitos para engajamento e monetização. Enquanto isso, conteúdos já publicados com filtros de terceiros permanecerão disponíveis no feed, Stories e Reels.
Apenas os filtros criados pela própria Meta estarão disponíveis no Instagram, Facebook e Messenger. Os criadores ainda têm a possibilidade de baixar seus filtros, seja pelo Meta Spark Hub até o dia 14, ou pela Central de Contas da Meta, mesmo após o encerramento da ferramenta.
Os criadores podem realizar o download dos filtros personalizados seguindo as instruções:
Pelo Meta Spark Hub (até 14 de janeiro):
Pela Central de Contas: