A ilha de Kyushu, no Japão, registrou terremoto de magnitude 6,9 na escala richter (o valor máximo convencionado é 10) nesta segunda-feira (13), e por conta desse tremor a agência metereológica do país emitiu um alerta de tsunami para região sudeste do país.
A ilha de Kyushu é a maior no sul do Japão. O terremoto aconteceu na costa da cidade de Miyazaki, e a profundidade do tremor foi de cerca de 40 quilômetros.
O alerta da agência metereológica sugere o risco de tsunamis com ondas potencialmente baixas – nada comparado às ondas de 15 metros que atingiram a usina de Fukushima, em 2011, e causaram um dos piores desastres nucleares da história.
Além de Miyazaki, o alerta foi ativado também para cidade de Kochi, na ilha de Shikoku, sudeste do Japão. Autoridades da região confirmam que o aumento do nível das águas já começou a ser observado. Até agora, não há relatos de mortes ou grandes danos estruturais.
O Japão fica no chamado Anel de Fogo, um arco de vulcões e falhas geológicas no Círculo do Pacífico, muito propenso a terremotos.