62 99371-8118

NO AR

Madrugada Com Deus

Com Auto DJ

Mundo

Índia lança foguete para missão de acoplamento espacial

PSLV-C60 decolou nesta segunda-feira (30) do centro de lançamento de Sriharikota com dois satélites de 220 kg cada

Publicada em 31/12/24 às 08:02h - 176 visualizações

por Mais Goias


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Foguete lançado pela Índia (Foto: Reprodução)  (Foto: )

(Folhapress) A Índia lançou nesta segunda-feira (30) um foguete que transportava duas naves menores para um teste de acoplamento espacial, etapa crucial para cumprir seus planos de ter uma estação espacial e uma missão lunar tripulada.

Esta missão “é vital para o ambicioso futuro espacial da Índia”, disse Jitendra Singh, ministro indiano de Ciência e Tecnologia, em um comunicado antes do lançamento, que foi transmitido ao vivo pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial (Isro, na sigla em inglês).

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, anunciou no ano passado seus planos de enviar um homem à Lua até 2040.

O foguete PSLV-C60, que decolou na tarde de segunda-feira do centro de lançamento de Sriharikota, uma ilha no leste do país, transportava dois satélites de 220 kg cada. A Isro batizou a missão de SpaDex.

“PSLV-C60 lança com sucesso o SpaDeX e 24 cargas úteis”, declarou a organização em um comunicado.

A missão tem como objetivo “desenvolver e demonstrar a tecnologia necessária para o encontro, acoplamento e desacoplamento de duas pequenas naves espaciais”, acrescentou.

Esta é uma “tecnologia-chave para futuros voos espaciais tripulados e missões de manutenção de satélites”.

A missão requer um “encontro de precisão”, já que será necessário manobrar os satélites em órbita ao redor da Terra a uma velocidade de 28.800 km/h. A velocidade relativa será reduzida a 0,036 km/h antes de fazer com que ambas as naves se “fundam em uma única unidade no espaço”, aponta a Isro.

O país mais populoso do mundo possui um programa espacial com orçamento relativamente modesto, mas que está cada vez mais se aproximando dos padrões das potências espaciais globais.

“Com esta missão, a Índia está a caminho de se tornar o quarto país do mundo a dispor de tecnologia de acoplamento espacial”, após RússiaEstados Unidos e China.

Em agosto de 2023, a Índia fez uma nave não tripulada pousar na Lua, algo que, até então, só havia sido realizado por essas três nações.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

6299371-8118

Visitas: 1538768
Usuários Online: 183
Copyright (c) 2025 - Rádio Gospel Semeai - Direção Joanito Alves - Rádio Gospel Semeai
Converse conosco pelo Whatsapp!