O governo da Suíça anunciou que a proibição de coberturas faciais em espaços públicos, conhecida como “proibição da burca”, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2025. A medida foi aprovada em um referendo realizado em 2021, com resultados apertados, e recebeu críticas de associações muçulmanas.
De acordo com comunicado do Conselho Federal, quem descumprir a regra estará sujeito a uma multa de até 1.000 francos suíços (cerca de R$ 6.860). A proibição não se aplica em aviões, em embaixadas e consulados, ou em locais de culto e outros espaços sagrados.
A legislação permite o uso de coberturas faciais em situações de saúde e segurança, condições climáticas, costumes tradicionais ou para fins artísticos, de entretenimento e publicitários.
A única exceção para o uso é se tais coberturas forem necessárias para proteção pessoal no exercício da liberdade de expressão e reunião, desde que a autoridade responsável já as tenha aprovado e a ordem pública não seja comprometida. As informações são da Reuters.