62 99371-8118

NO AR

Super Gospel Mix

Com Auto.DJ

Mundo

Veja fotos da celebração na Síria após derrubada de Assad

Milhares de pessoas saíram às ruas da grande maioria das províncias do país

Publicada em 08/12/24 às 18:31h - 190 visualizações

por Pleno.News


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Milhares de pessoas saíram neste domingo (8) às ruas da grande maioria das províncias da Síria, e também em Damasco, após os rebeldes islâmicos tomarem a capital do país e a declararem “livre” do ditador Bashar al-Assad. Meios de comunicação árabes transmitiram imagens de grandes concentrações de pessoas na Praça Umayyad, no centro de Damasco, e de cidadãos imortalizando com seus celulares o clima de alegria na capital síria após a queda de Assad.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) constatou que milhares de pessoas saíram às ruas de Tartus, Latakia, Baniyas, Homs, Aleppo, Idlib, Deir al Zur e Al Hasakah.

As celebrações também se estenderam às “cidades habitadas em sua maioria por cidadãos da comunidade alawi”, a minoria religiosa a que pertence Assad, após “a queda do regime” da família do presidente, no poder na Síria há quase 54 anos.

Em Tartus e Latakia, “milhares de pessoas saíram às ruas para expressar a sua alegria e destruíram as estátuas de Hafez al-Assad”, o pai do presidente falecido em 2000.

O OSDH observou que após a derrubada de Assad os rebeldes abriram as portas de “prisões e centros de detenção”, como a prisão de Saydnaya, cerca de 30 quilômetros de Damasco, e outras em Adra e Homs, de onde “foram libertados milhares de prisioneiros”.

Isso acontece apesar da coligação rebelde islâmica liderada pela Organização para a Libertação do Levante, que assumiu o controle de Damasco, ter anunciado um toque de recolher obrigatório de 13 horas na capital síria.

– O Comando de Operações Militares anuncia toque de recolher na cidade de Damasco das 4 da tarde às 5 da manhã – segundo um breve comunicado dos rebeldes.

Essa é uma das primeiras medidas tomadas pelos rebeldes na capital, depois de terem pedido respeito à propriedade pública e privada, bem como não houvesse disparos.

Os insurgentes declararam neste domingo Damasco “livre” de Bashar al-Assad, após 12 dias de ofensiva lançada por uma coligação liderada pela Organização para a Libertação do Levante, juntamente com outras facções apoiadas pela Turquia, para derrubar o governo sírio.

*EFE




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

6299371-8118

Visitas: 1612570
Usuários Online: 229
Copyright (c) 2025 - Rádio Gospel Semeai - Direção Joanito Alves - Rádio Gospel Semeai
Converse conosco pelo Whatsapp!