Nesta quarta-feira (19), o Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT/Ebserh), permitiu que um paciente em cuidados paliativos fosse batizado por membros da Congregação Cristã do Brasil.
De acordo com Davi Fantinato, interno de Medicina do HUJM-UFMT, o paciente está internado desde o ano passado e teve complicação bem grave, passando a ter cuidados paliativos.
– Esse pedido de batismo foi uma demanda dele e da família. A gente está aqui neste momento para promover o bem-estar físico, mas emocional, psicológico e espiritual para ele e para família, que é muito importante nos cuidados paliativos. A gente fica muito feliz que deu certo – disse o profissional de saúde.
Participaram desse momento os familiares do paciente e também a equipe médica e assistencial do hospital.
A assistente social Nair Barbosa comentou que este momento é uma medida de conforto, de cuidado e empatia para paciente e seus familiares. Segundo ela, “a família também se sente acolhida e ouvida” quando o hospital dá esse tipo de autorização.
A filha do paciente, Naiara Tonetta, agradeceu pelo tratamento dado ao seu pai, respeitando essa vontade.
– Ele está aqui sob cuidados paliativos, para controle da dor, já que não tem mais o que fazer em relação ao tratamento. Ele chegou aqui bem grave, mas hoje está bem, na medida do possível, sem dores, sendo bem atendido, amparado, acolhido – declarou.
E continuou:
– A gente se sente acolhido, não sente que é só mais um número, mas sim que é uma vida que tem importância. Sinceramente, eu não esperava que haveria esse tratamento humanizado. É um tratamento acolhedor, de receber, conversar, falar, resolver. Eu achei um trabalho muito legal. Meu pai, de fato, tem sido acolhido, bem recebido, bem amparado.