Duas novas exposições estão abertas ao público no Museu de Arte de Goiânia (MAG) até o dia 6 de julho. As mostras “A primeira coleção histórica do MAG” e “Encantamentos”, da artista Denise Jácomo, foram lançadas na noite de terça-feira (8), em evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.
Com curadoria de Yara Pina, a exposição “A primeira coleção histórica do MAG” apresenta, pela primeira vez, o conjunto de obras que compôs a mostra inaugural do museu, realizada em 1970. O acervo é formado por pinturas, gravuras, esculturas e desenhos, reunidos a partir da Exposição Comemorativa do I Congresso Nacional de Intelectuais, de 1954, e por doações de artistas e instituições como a PUC Goiás. Entre os nomes presentes na mostra estão Carlos Werneck, Glênio Bianchetti, Mário Gruber e Inimá de Paula.
O artista plástico Amaury Menezes, de 94 anos, esteve presente na abertura. Ele destacou sua relação com o museu, onde realizou sua primeira curadoria. “É muito emocionante revisitar o museu, que faz parte da minha história há muitos anos. Minha primeira curadoria eu fiz aqui. Ver esse acervo exposto novamente é como reviver um capítulo importante da minha vida”, declarou.
A mostra “Encantamentos”, da artista visual Denise Jácomo, traz obras baseadas em fotografias autorais e propõe reflexões sobre memória, religiosidade e afetividade. A produção se relaciona com tradições como a Festa do Divino Pai Eterno e a Folia de Reis. A noite de abertura contou com a participação da Comitiva Estrela do Oriente, grupo cultural ligado às tradições retratadas nas obras.
O diretor de Ações Formativas da Secretaria de Cultura, Sandro Tôrres, destacou o trabalho de conservação e restauração realizado pelo museu. Segundo ele, as exposições reafirmam o papel do MAG na preservação e difusão do patrimônio artístico.
O Museu de Arte de Goiânia funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.