No segundo dia de sua missão oficial à Índia, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), reuniu-se com o secretário do Ministério do Petróleo e Gás Natural do país asiático, Pankaj Jain, para discutir o fortalecimento da cooperação entre as duas nações no setor de energia limpa. O encontro, realizado na terça-feira (11), abordou a criação de um grupo de trabalho focado no intercâmbio de informações e tecnologias para a produção de biometano e etanol de segunda geração, áreas em que Goiás e o Brasil se destacam internacionalmente.
Durante a reunião, Caiado ressaltou o protagonismo brasileiro na produção de biocombustíveis e reforçou o papel de Goiás na vanguarda desse setor. “Um país continental como o nosso não precisa importar tecnologia. Temos potencial para sustentar a descarbonização demandada por todo o planeta”, afirmou. O governador citou como exemplo a instalação de uma usina de produção de etanol a partir do bagaço da cana-de-açúcar em Jataí, operada pela empresa Raízen.
O interesse do governo indiano foi destacado por Pankaj Jain, que elogiou a capacidade brasileira de aumentar a produtividade sem expandir a área plantada. “Estamos extremamente interessados em saber como vocês conseguem aumentar a produtividade sem aumentar a área plantada”, declarou. De acordo com ele, o aumento da produção de biocombustíveis é um fator estratégico para o avanço da indústria de veículos híbridos na Índia. O secretário indiano também aceitou o convite para visitar Goiás e colocou sua equipe à disposição para avançar em possíveis missões comerciais.
O encontro entre as delegações goiana e indiana aconteceu no âmbito do 3º India Energy Week (IEW), um dos maiores eventos globais do setor energético, que reúne representantes de mais de 120 países. Durante o evento, Caiado participou do painel de liderança que debateu o tema: “Redefinindo as políticas energéticas globais e colocando a transição de volta nos trilhos”.