Aproveitando os eventos alusivos ao Dia do Servidor Público, comemorado no Brasil em 28 de outubro, a deputada estadual Vivian Naves (PP) destacou em discurso na Assembleia Legislativa que se o estado vem atingindo a excelência em setores como a Educação, Segurança Pública e Assistência Social isso se deve a um time de técnicos ‘acima da média’ atuando nos municípios, bem como na rede estadual e federal.
A parlamentar foi autora da convocação de uma sessão solene para homenagear com a entrega do certificado do Mérito Legislativo a servidores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, de Goiânia, Anápolis e a membros do funcionalismo federal, atuantes em solo goiano. Vivian enalteceu os relevantes serviços prestados pelos profissionais. “O servidor público é a essência das ações e políticas que tornam possível o progresso de nossa sociedade. Em cada hospital, escola, delegacia e repartição pública, encontramos homens e mulheres que, movidos pelo propósito de servir, dedicam-se a atender às necessidades de toda a população, assegurando o funcionamento de serviços essenciais e promovendo o bem-estar social. Goiás tem servidores acima da média, os números confirmam isso. Os índices de violência caindo e a conquista do topo do ranking do IDEB, por exemplo, não são obras do acaso, mas a união de uma gestão comprometida com uma força de trabalho qualificada”, citou a parlamentar.
Vivian defendeu uma política de valorização do funcionalismo não só para manter nos quadros os melhores profissionais, mas para atrair e capacitar talentos que eventualmente venham a surgir na sociedade. “Penso que as prefeituras, os governos estaduais e o federal precisam mesmo estabelecer uma política de boa remuneração, obviamente que respeitando a capacidade do caixa, assim como precisa de constantes capacitações e condições de trabalho de alto nível aos seus trabalhadores. Até porque, no custo-benefício, já é mais do que provado que quando se aumenta a eficiência da administração isso tem um efeito coletivo de economia muito importante”, diz.