O Índice de Progresso Social Brasil (IPS) 2024 divulgou nesta semana a lista das dez cidades com melhor qualidade de vida em Goiás. Em primeiro lugar aparece a capital, Goiânia. Cidades como Goianésia, Ceres e Itumbiara também aparecem no ranking.
O IPS usa dados públicos para definir dar notas para cada cidade, em uma escala de 0 a 100. O estudo considera se os moradores têm o que precisam para prosperar, de abrigo, alimentação e segurança ao acesso à informação e à comunicação, além de igualdade de gênero, raça ou orientação sexual. Segundo o IPS, a menor nota de Goiás foi na cidade de Mundo Novo.
Vale ressaltar que, segundo o índice, Goiânia também é a segunda capital melhor avaliada em todo o Brasil, atrás apenas de Brasília.
Internautas repercutiram o ranking. “Cadê Anápolis? Não está entre as 10?”, “Goianésia é top de linha”, “Para quem tá curioso, Anápolis aparece em 18°” e “Vida melhor que em Pirenópolis não tem… você morar onde os ricos tiram férias” foram alguns dos comentários.
Goiás é o 5º estado do Brasil no ranking de qualidade de vida da população. O resultado foi revelado pelo Índice de Progresso Social (IPS), que avaliou três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos para o Bem-Estar; e Oportunidades. À frente de Goiás estão São Paulo (1º), Santa Catarina (2º), Paraná (3º) e Minas Gerais (4º).
A metodologia internacional calcula o bem-estar da população a partir de dados oficiais dos estados e municípios. O estudo filtrou mais de 300 indicadores, órgãos oficiais e de institutos de pesquisas, como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico.