O frio que já vinha impactando diversas regiões de Goiás se intensificou nesta terça-feira (13). De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), diversas cidades registraram temperaturas mínimas abaixo dos 10ºC, com destaque para Jataí, no sul goiano, que bateu o recorde de frio do Estado em 2024, com impressionantes 3,9ºC.
A marca ultrapassa o registro anterior de Mineiros, que no último sábado (10) havia registrado 8,3ºC. A capital Goiânia também sentiu o frio intenso, com a manhã mais fria do ano até o momento, marcando 6,5ºC.
Conforme explica André Amorim, gerente do instituto, o frio intenso é consequência de um ciclone extratropical que afeta, principalmente, o Sul do país, provocando até mesmo uma drástica redução das temperaturas em determinados estados.
“Ele [ciclone] está do lado do Rio Grande do Sul girando e jogando ar frio aqui para dentro do estado de Goiás. A consequência para nós é um agosto com temperaturas mais baixas”.
A expectativa é de que, com o afastamento do ciclone extratropical, as temperaturas voltem gradualmente ao normal nos próximos dias.