O martírio de 21 cristãos egípcios decapitados por terroristas do ISIS entrou na lista de filmes pré-selecionados para o Oscar 2025, na categoria de melhor filme de animação. O caso é relatado na animação 21 Martyrs (21 Mártires).
O assassinato ocorreu no dia 15 de fevereiro de 2015, em uma praia na Líbia. O crime, portanto, completou completou dez anos, no último sábado (15).
Na época, os 21 homens cristãos estavam vestidos com uma roupa laranja e tinham as mãos amarradas. A eles foi dada a opção de negar a fé ou perder a vida.
Um vídeo que mostra o crime do ISIS foi gravado e divulgado pelo próprio grupo terrorista.
Mark Rodgers, da More Productions, soube da história dos 21 cristãos assassinados durante uma viagem ao Egito e resolveu contar a história.
– Acredito que para muitas pessoas, vimos e lembramos das imagens, pelo menos dos macacões laranja onde os 21 foram decapitados. E sabemos que eles não renegaram sua fé. O que não sabemos é que isso ocorreu apenas após semanas, se não meses, de tortura e outros esforços para fazer com que os 21 renegassem sua fé – falou.
Rodgers trabalhou, durante seis anos, ao lado de 70 animadores de 20 países para produzir o curta-metragem em forma de animação.
O ator Jonathan Roumie, que interpreta Jesus na série The Chosen, atuou como produtor executivo do projeto de Mark. Ele passou um tempo com as famílias das vítimas e descreveu a experiência como intensa.
Roumie considera impressionante a capacidade de perdoar que as famílias demonstram. Segundo ele, o filme traz reflexões profundas sobre a vida e sobre a coragem no martírio. As informações são da Brasil Paralelo.
O filme está disponível em no site https://www.the21film.com.