Um fenômeno atmosférico intrigante chamou a atenção e assustou moradores de Peruíbe, no litoral de São Paulo. A cidade, conhecida como a “Rota dos ETs” por seu histórico de avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs), foi palco de mais um episódio cercado de mistério: um “buraco no céu” se formou entre as nuvens, alimentando teorias e especulações.
Nas redes sociais, moradores compartilharam imagens da formação incomum. Enquanto alguns acreditavam que se tratava de uma manifestação extraterrestre ou até mesmo um “portal” se abrindo no céu, outros tentavam buscar explicações científicas para o fenômeno.
A dona de casa Priscilla Giusti, de 54 anos, registrou a cena na Praia do Centro e relatou o susto. “As nuvens estavam estranhas, mas do jeito que se abriram, parecia algo de outro mundo“, disse ela ao G1.
O que é o buraco no céu em Peruíbe?
Apesar das especulações, especialistas garantem que não há nada de anormal no fenômeno. O meteorologista Rodolfo Bonafim, explicou que o efeito visual é causado pela formação de uma nuvem conhecida como “Altocúmulos estratiforme”. Segundo ele, essa condição ocorre quando gotículas de água sobem a níveis médios da atmosfera e se transformam em cristais de gelo, formando o “buraco” no centro da nuvem.
“É um fenômeno incomum, mas inofensivo. Não tem relação com tempestades, podendo indicar apenas a formação de uma área de baixa pressão no mar”, esclareceu Bonafim.
Peruíbe, no entanto, segue despertando o interesse de ufólogos e curiosos. Em 2010, a prefeitura criou um “Roteiro Ufológico” que percorre locais marcados por avistamentos misteriosos. Já em 2017, pesquisadores investigaram um suposto pouso de OVNI na cidade, após relatos de luzes estranhas e vegetação amassada em um terreno.
*Com informações do G1