A sequência de explosões na Praça dos Três Poderes, que resultou na morte do próprio autor do atentado, Francisco Wanderley Luiz, repercutiu na mídia internacional. Reportagens citaram a proximidade da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, que receberá diversos líderes mundiais.
O jornal americano The New York Times informou que “explosões na capital do Brasil deixam pelo menos um morto”. A proximidade da Cúpula do G20, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro, e a presença de líderes mundiais no Brasil, incluindo Joe Biden, o presidente dos Estados Unidos, também foram destaque na reportagem.
O francês Le Monde e o britânico The Guardian também citaram a iminência da Cúpula do G20 no Brasil. O jornal do Reino Unido disse, inclusive, que o caso “levanta preocupações de segurança antes da reunião de líderes globais”.
A reportagem do jornal espanhol El País, por sua vez, disse que as “duas explosões com um morto” colocaram o “coração político do Brasil em alerta máximo” e destacou que a Polícia Federal qualificou o incidente como “autoextermínio”. O argentino La Nación destacou a “forte operação” após as explosões e também traçou um paralelo com a proximidade do G20.
A rede Al Jazeera, do Catar, noticiou que uma pessoa morreu após duas explosões perto o STF. A reportagem também destacou que o incidente aconteceu dias antes da conferência internacional do G20. Por fim, o jornal alemão Deutsche Welle noticiou que “um homem se matou com uma bomba” após tentar entrar no prédio do Supremo Tribunal Federal.
*AE