Os Estados Unidos terão uma nova sede da embaixada em Brasília. A construção tem custo de 623 milhões de dólares (cerca de R$ 3,5 bilhões) e ficará pronta em 2030.
A obra é uma das maiores em andamento na capital federal. Luke Ortega, porta-voz da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, disse que o novo prédio simboliza os laços entre os dois países e renova o compromisso da relação bilateral.
– A relação com o Brasil é sólida, mas também está sempre em evolução. O nosso objetivo com essa nova obra da embaixada é ter uma instalação diplomática que corresponda à importância dessa relação. Temos aqui no Brasil, por exemplo, a sexta maior missão diplomática dos EUA no mundo – falou.
Cerca de 230 trabalhadores estão envolvidos com a obra, entre eles brasileiros, americanos e turcos. Somente aos domingos não há expediente na construção.
Considerando ainda as obras do novo consulado americano no Rio de Janeiro, que terá nova sede perto da Prefeitura do Rio, serão gerados 10 mil novos empregos diretos e indiretos. Em Brasília, estima-se um impacto local de 185 milhões de dólares (R$ 1 bilhão) em investimentos. As informações são da Folha de S.Paulo.
O terreno da nova embaixada dos EUA tem 50 mil metros quadrados e fica perto da Esplanada dos Ministérios. O local também vai abrigar a nova área de atendimento consular, com capacidade 40% maior.
– A gente emitiu, por exemplo, 1,1 milhão de vistos no ano passado e espera quebrar esse recorde neste ano. Então, já estamos planejando o futuro. A gente vai aumentar a capacidade das janelas consulares de entrevistas com essa nova obra. Vamos também melhorar as condições para os clientes, com estacionamento e mais facilidade – explicou o porta-voz.
O projeto do edifício busca combinar com a estética de Brasília, como uma releitura das obras do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.