A Azul disse por nota que a aeronave não conseguia ser retirada sem ajuda de um outro equipamento, que só chegou perto das 17h.
A Azul não informou o nome do equipamento usado para rebocar o avião, nem explicou como ele funciona. Também não detalhou de onde veio o aparelho ou a razão da demora do transporte até o Aeroporto de Florianópolis.
Sabe-se que o equipamento chegou através de um avião de carga da Azul.
Enquanto o avião estava na pista, o aeroporto não pôde ser usado?
A concessionária do aeroporto esclareceu que a aeronave ficou parada na pista 14/32, a única que pode ser usada por aviões de grande porte e a jato. Por isso, a situação afetou outros pousos e decolagens.
Quantos voos foram cancelados?
Pelo menos 99 voos haviam sido cancelados no aeroporto até 20h30, conforme a concessionária.
Que horas o avião foi retirado da pista?
A aeronave foi retirada às 20h08, conforme a concessionária.
Qual a orientação para os passageiros?
Os passageiros com voos que partiriam do Aeroporto de Florianópolis devem entrar em contato com as companhias aéreas, conforme orientação da concessionária.
O que diz o Procon?
A diretora do Procon de Santa Catarina, Michele Alves, trouxe orientações para os passageiros com voos cancelados.
“Qualquer consumidor que se sinta lesado, que tiver que ir para um hotel, alimentação, ele pode fazer a reclamação pelo site do Procon ou indo no Procon do seu município".
"Depois dessa situação, nós faremos uma reunião com as companhias. O que nós constatamos aqui é uma espera muito grande. Em que pese ter a regulamentação da Anac, há outros meios de se evitar o que a gente está vendo hoje", completou.
A situação é investigada?
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu um procedimento para investigar a situação dos passageiros no aeroporto após o cancelamento dos voos.
"Chegou ao nosso conhecimento a situação de caos vivida hoje no aeroporto de Florianópolis, principalmente em relação à falta de informação aos consumidores, daqueles que adquiriram passagem, daqueles que iriam viajar e tiveram voos cancelados", relatou o Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto.
"Ainda que aconteça por circunstâncias alheias, traz transtornos aos consumidores e nesse sentido há necessidade de que as informações sejam mais claras e precisas, e não da maneira que foi feita hoje com centenas de pessoas, aparecendo amontoadas esperando, não se respeitando direito de preferência, não se respeitando direito de pessoas idosas", completou.
Segundo o promotor, o foco do procedimento é uma atuação conjunta do Ministério Público com os Procons Municipal e Estadual no sentido de estabelecer diretrizes e metas a serem cumpridas pelas empresas, visando facilitar a situação dos passageiros em situações semelhantes.
Uma reunião entre o MPSC, as principais empresas aéreas e a administração do Floripa Airport, com a participação do Procon Municipal de Florianópolis e do Procon Estadual de Santa Catarina, está prevista para 27 de agosto.