Se Lula indicar nome pior que Galípolo para o BC, o mercado entrará em pânico\", diz Marilia Fontes
Sócia-fundadora da Nord diz que \"risco é real\" e não vê espaço para Copom voltar a cortar juros neste ano
Publicada em 24/06/24 às 09:18h - 12 visualizações
por Revista Exame
Compartilhe
Link da Notícia:
As últimas declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva elevaram as preocupações no mercado de que o Banco Central se curvará aos desejos do governo a partir do ano que vem, quando poderá escolher um novo comandante para a instituição e seus indicados formarão a maioria no Comitê de Política Monetária (Copom). Lula já afirmou querer um presidente do Banco Central que "não se submeta às pressões do mercado". Gabriel Galípolo, que entrou para o Copom após ser nomeado por Lula no ano passado, é o favorito para o cargo. Mas seu voto pela criticada decisão de não cortar a Selic nesta semana suscitou questionamentos sobre se ele seria mesmo o escolhido. Um nome mais heterodoxo para chefiar o BC, no entanto, pode ser um erro fatal para o governo. Isso é o que afirma Marilia Fontes, sócia-fundadora da Nord Research.
"Se tiram o Galípolo [do páreo pela presidência do BC], ou colocam alguém melhor, ou o mercado imediatamente irá entrar em modo pânico, que foi o que aconteceu entre 2015 e 2016 e o que culminou, algum tempo depois, no impeachment da Dilma [Rousseff]. Então, eu acho que ir por esse caminho é assinar um atestado de saída", disse Fontes em entrevista ao programa Vozes do Mercado, da Exame Invest.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.